Curso 100 horas



Planejamento Onde Vivemos

 

Disciplina: Geografia

 

Ano de Escolaridade: 4º e 5º ano

 

Duração: 4 aulas

 

Professor: Derkian Ouverney Riguette





1ª aula - Universo e Sistema Solar

Será apresentado para os alunos slides com o assunto onde moramos. A começar do universo e posteriormente o sistema solar por ficar dentro do universo. Em seguida os alunos assistirão a um vídeo. O vídeo será (star size comparison). Após todas essas apresentações os alunos farão uma atividade com um jogo chamado piloto, onde eles escutarão as explicações sobre o sistema solar (resumidamente) e terão que colocar os planetas em órbita correta.



2ª aula - Planeta Terra e América

Será retomada a aula sobre o universo e sistema solar para dar continuidade ao assunto onde vivemos, porém desta vez será explicado sobre o Planeta Terra e a América através de slides. Depois das devidas explicações os alunos farão duas atividades sobre o mapa do continente americano, sendo que a primeira é um quebra cabeça onde aparece o nome dos países e a segunda atividade não aparece o nome de nenhum, e eles terão que identificá-los. Na segunda atividade será utilizado o programa treinamento em Geografia do próprio Linux.



3ª aula - Brasil e Rio de Janeiro

Será retomada a aula sobre o Planeta Terra e as Américas para dar continuidade ao assunto onde vivemos, porém desta vez será explicado sobre o Brasil e o Rio de Janeiro através de slides. Depois das devidas explicações os alunos farão duas atividades sobre o mapa do Brasil, sendo que a primeira é um quebra cabeça onde aparece o nome dos estados e a segunda atividade não aparece nome nenhum, e eles terão que identificá-los. Na segunda atividade será utilizado o programa treinamento em Geografia do próprio Linux.



4ª aula - Macaé e os Bairros

Será retomada a aula sobre o Brasil e o Rio de Janeiro para dar continuidade ao assunto onde vivemos, porém começarei com um slide falando sobre a origem dos nomes dos Estados Brasileiros. Depois começarei a explicar sobre Macaé e os bairros de nossa cidade através de slides. Contudo também será apresentado para os alunos fotos antigas de nossa cidade. Para finalizar eles assistirão um vídeo onde engloba tudo que foi trabalhado nessas quatro aulas.



Veja abaixo os arquivos utilizados:









Apresentações: Onde Vivemos?





 



Planejamento sobre Perigos da Internet

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano de Escolaridade: 9º ano

Duração: 5 aulas

Professor: Derkian Ouverney Riguette

1ª aula – Primeiramente os alunos assistirão a um vídeo sobre os perigos e benefícios da internet para terem uma noção de como pode ser bom, mas ao mesmo tempo muito ruim a utilização da internet. Esse vídeo tem aproximadamente 20 minutos e pode ser acessado pelo link www.youtube.com/watch?v=qQMU_cHEHek. Posteriormente eles farão uma pesquisa sobre os perigos e benefícios da internet, onde farão em seguida um HIPERTEXTO para ser enviado ao professor. O professor enviará a cada um o seu feedback com as informações mais pertinentes ao assunto.

2ª aula – Aqui eles acessaram seus respectivos e-mails para saberem sobre o feedback que o professor fez sobre suas informações. Após essa atividade eles farão a cadastro no site www.maquinadequadrinhos.com.br para na próxima aula eles poderem acessar o site com mais rapidez para prosseguirem em suas atividades.

3ª aula – Nessa aula os alunos já terão informações suficientes para fazerem um historia em quadrinhos através do site www.maquinadequadrinhos.com.br sobre os benefícios e perigos da internet, onde eles poderão postá-las no mesmo site depois de terminadas.

4ª e 5ª aula – Na etapa final desse processo eles se organizaram em grupos de cinco pessoas onde farão um blog para posteriormente postarem seus trabalhos escritos (feedback do professor) e também as histórias em quadrinhos feitas na aula anterior. Pode ser postado o link do site da maquina de quadrinhos, ou então, poderão postar as imagens da história, sendo que terão que usar o tecla PrintScreen e formatar a imagem no Paint. Na última aula os alunos deverão abrir o planejamento do professor do LIED, previamente postado no Google Docs, e avaliar as aulas do referido mês, dando suas opiniões e fazendo as devidas criticas sobre o que foi abordado nas aulas. Por fim, eles produzirão uma apresentação em slides ou um vídeo (podendo ou não ser feito em casa) sobre as informações trabalhadas e postá-lo no youtube.


WebQuest: Onde moramos?

INTRODUÇÃO:
Olá pessoa!!!
A atividade que vocês irão realizar a partir de agora é uma viagem pelo universo. Já sabemos que ele é bem extenso, então será uma longa e maravilhosa viagem!!!
Já coloquei o meu cinto de segurança, não esqueçam de apertar o de vocês. Vamos lá!!!

TAREFA:
A tarefa não é simples, porém com um pouco de dedicação tirarão de letra. Vocês deverão pesquisar sobre o lugar onde moramos (começando do universo e terminando na rua onde mora, não esquecendo de passar pelo sistema solar, seu planeta, seu continente, seu país, sua região, seu estado, seu município, seu bairro e por último sua rua). A pesquisa você poderá encontrar onde achar melhor.
De mão das informações deverá ser feita uma apresentação de slide para apresentação do trabalho. Nessa apresentação deverá conter imagens sobre todos os tópicos citados acima com um pequeno resumo sobre cada item.
Quem preferir poderá ser apresentado um vídeo produzido através do movie maker. Também poderá ser apresentado outros vídeos encontrados na internet sobre o assunto, porém o essa opção é apenas para melhorar o trabalho.
Esse trabalho deverá ser realizado em até 1 mês a contar da data de hoje (28/09/2011).
Estarei a disposição para ajudar a fazer o slide ou o vídeo.

PROCESSO:
Para fazer a tarefa pedida, você deverá montar uma apresentação de slides com no mínimo 25 slides e no máximo 50 slides. Ou um vídeo com mais ou menos 9 minutos!
Para a organização dos tópicos pesquisados, no slide ou vídeo você deverá seguir 6 etapas, são elas:

Etapa 1
Exposição de imagens do Universo e também do Sistema Solar (poderá também mostrar cada planeta e falar um pouco de cada um) com um breve resumo do que se trata a imagem.
Nesta etapa você deverá utilizar de 5 a 10 slides.

Etapa 2:
Exposição de imagens do seu planeta e também dos seus respectivos continentes (poderá ser mostrado as diferentes formas de representação do seu planeta).
Nesta etapa você deverá utilizar de 5 a 10 slides.

Etapa 3:
Exposição de imagens do seu continente e também do seu respectivo país (poderá ser mostrado os estados e capitais do país).
Nesta etapa você deverá utilizar de 5 a 10 slides.

Etapa 4:
Exposição de imagens do seu estado e também do seu respectivo municipio (poderá ser mostrado os pontos turísticos).
Nesta etapa você deverá utilizar de 5 a 10 slides.

Etapa 5:
Exposição de imagens do seu bairro e também da sua rua (poderá ser mostrado os lugares mais importantes do bairro e também a sua casa).
Nesta etapa você deverá utilizar de 5 a 10 slides.
Obs.: Lembrando que essas imagens podem ser fotos e em muitos casos mapas! Sem contar também que você poderá pegar imagens de satélite para representar tudo isso.

Etapa 6:
Enviar a apresentação de slides ou vídeo para o meu e-mail (derkian@gmail.com). Caso fique muito grande poderá ser salvo em pen drive ou DVD para entregar no dia da apresentação.

FONTE DE INFORMAÇÃO:
Para facilitar a sua vida, abaixo está uma lista de sites contendo textos, bem como vídeos e imagens que poderão ser consultados para obtenção das informações pedidas neste trabalho.


AVALIAÇÃO:
A sua avaliação será dividida da seguinte maneira:
Itens
Pontuação
Conteúdo utilizado na apresentação
3,0
Apresentação do trabalho
3,0
Layout da apresentação
1,5
Entrega no prazo
1,0
Trabalho realizado dentro dos padrões exigidos
0,5
Auto-avaliação sobre o aprendizado obtido
1,0
Total
10,0

CONCLUSÃO:
Após este trabalho, tenho certeza de que aprendeste mais sobre o lugar onde moramos!
Espero que tenham gostado da viagem!
 
                                                                                                     

A Valorização dos Profissionais do Ensino
   
   O profissional do ensino não pode ser considerado, no mercado escolar, como uma simples mercadoria, como ocorre em muitos Estados da Federação com a figura do professor.
   O ensino não pode ser apenas um bico, mas uma carreira profissional. O magistério público não deve ser transformado num ganho avulso, numa tarefa ocasional.
   O inciso V do artigo 206, da Constituição Federal de 1988, refere-se à valorização dos profissionais do ensino. Veja abaixo o que é dito nesse inciso:
Art. 206...V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;
   O autor Vicente Martins analisa o artigo 206 da Constituição Federal de 1988. Clique aqui e veja sua análise.

Como valorizar o professor brasileiro?

   
   Esta é uma daquelas questões que pode não terminar nunca (para aqueles que gostam de uma boa discussão) ou nem sequer ser feita (pelos tipos mais "práticos" ou adoradores do "choque de gestão"). Pode também ser encarada como um ciclo vicioso: o professor é ruim porque não é valorizado, e não é valorizado porque é ruim. Este é o tipo de argumento para quem não quer discutir ou que não acredita na reflexão como forma de ajudar nas políticas de educação brasileiras. Não é nada contra o professor, o aluno, ou mesmo o político. O problema é estrutural, é cultura, é o Brasil, é o capital, etc e tal. LEIA O ARTIGO COMPLETO, CLIQUE AQUI.

Professor, um profissional mais ou menos
    
   O profissional de educação tem como pré-requisito ser a MAIS importante profissão, porém é uma das que MENOS são valorizadas pelos governantes. O que seria de um médico, engenheiro, dentista, arquiteto, entre outros, se não existisse um professor para auxilia-los.

Mais do que remuneração

    
   Sem dúvida alguma, cada um é sujeito de sua própria educação, cabendo a cada pessoa descobrir seu próprio caminho. Nesta descoberta, entretanto, o educador desempenha um papel essencial. Mas nem sempre e nem todo professor é um educador. E com certeza, o professor não é o único educador. Para se tornar um educador, também precisa encontrar seu próprio caminho.
   Atualmente discute-se muito a necessidade de valorização do professor. Com isto não se quer dizer - ao menos, não é isto o mais importante - que o educador deve voltar a ter o status que tinha o velho professor. Mais do que isso, valorizar o professor significa criar condições para que ele exerça plenamente sua função de educador, isto é, seja aquela pessoa que auxilia cada educando a descobrir a si mesmo e seu próprio caminho.